25 de agosto de 2010

TEOLOGIA: Existe relevância em seu estudo?

Com o objetivo de descobrir novas verdades, a teologia é a ciência cuja fonte de estudos é Deus. Sua fonte primária de informações a respeito do seu “objeto de estudo” consiste nas Escrituras Sagradas, a Palavra de Deus, meio pelo qual Deus Se faz revelar ao Seu povo. Ainda, por se tratar de uma ciência, a teologia possui uma sistematização nas suas investigações e pesquisas e, também, em todos os resultados obtidos.


Por estar sempre comprometido com a busca de novas verdades referentes a Deus, às Suas vontades e desígnios, o estudo da teologia possui sim uma grande relevância. Diversos argumentos podem surgir contra este estudo, tais como “não há mais nenhuma descoberta a ser realizada”. Porém, conforme mencionado anteriormente, a fonte de pesquisas consiste, primariamente, nas Escrituras Sagradas. De acordo com o autor do livro de Hebreus, no décimo segundo versículo do capítulo de número quatro, a Palavra de Deus é “viva e eficaz”. Por ser a Palavra do próprio Deus, ela é viva; por ser viva, sempre há verdades a serem descobertas.


O apóstolo Paulo, em sua segunda carta a Timóteo, no capítulo dois, verso quinze, escreve o seguinte: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (A BÍBLIA, 1993). A palavra da verdade citada neste versículo é a Bíblia, a Palavra de Deus. Manejá-la bem significa conhecê-la em sua totalidade e saber como a utilizar em momentos específicos, uma vez que esta é eficaz. O estudo da teologia contribui grandemente para este manejo da Palavra, sendo uma poderosa ferramenta para aqueles que estudam esta ciência.


É de grande importância ressaltar que o estudo da teologia de nada vale sem a inspiração vinda através do Espírito Santo de Deus; é Ele quem revela as verdades sobre Deus, contidas nas Escrituras Sagradas. Ainda, sua sistematização auxilia no combate às mais diversas heresias. Entretanto, um mau uso desta poderosa ferramenta, sem o auxílio do Espírito Santo, pode ser um grande passo para novas heresias. A despeito do problema mencionado, a teologia e seu estudo são de grande valia para o cristianismo, como o conhecemos hoje. É através desta, juntamente com a revelação através do Espírito Santo de Deus, que nos permitem compreender e conhecer melhor o nosso Deus Criador e Seus ensinamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário