25 de agosto de 2010

TEOLOGIA: Ciência ou não?


A palavra “teologia” origina-se da composição de duas palavras gregas: theós, cujo significado é “Deus” e logos, discurso ou tratado. O radical “logia” deriva diretamente de logos, tendo, como significado, ciência. Sendo assim, a palavra “teologia” tem como significado o estudo, ciência, de Deus. Porém, poderia ser a teologia considerada uma ciência?

Uma ciência consiste em experiências, pesquisas, sobre uma determinada verdade, a fim de constatar a veracidade do que está sendo estudado. Consiste em descobertas de verdades, a partir de uma fonte de estudos. Sua preocupação está na descoberta de verdades e nada mais do que isto.

Investigações sistemáticas e apresentações ordenadas dos fatos relevantes fazem parte da ciência. Durante este processo de investigações e pesquisas, todos os fatos devem ser estudados, até mesmo aqueles considerados subjetivos.

Diante de todos os fatos apresentados, analisando-os cuidadosamente, podemos então perceber que a teologia pode sim ser considerada uma ciência. Neste caso específico, a fonte principal de estudos é Deus, através da maior fonte de informações à Seu respeito: as Escrituras Sagradas. Esta é a fonte primária de toda a investigação da ciência teológica.

A ciência da teologia consiste, basicamente, na descoberta de verdades, e nada mais do que isto. Para isto, utiliza-se de todos os meios legítimos em suas investigações, quer sejam objetivos, quer sejam subjetivos. Todos os meios devem ser considerados dentro de uma ciência, conforme mencionado anteriormente. Ainda possui uma sistematização e organização de tudo o que é obtido e estudado – características de uma ciência.

Pode-se ainda afirmar que a teologia seria a “Mãe, Rainha, de todas as ciências”. Em outras palavras, todas as ciências existentes convergem, no seu final, para a teologia. Isto, devido ao fato de Deus ser a fonte de toda a verdade e realidade, além de ser a fonte de estudos da ciência em questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário