28 de setembro de 2009

Agradate do Senhor

“... e ele satisfará os desejos do teu coração.”(Salmos 37:4b)

Que coisa maravilhosa de se ouvir, não? O que você pode sentir ao ler, ou escutar, este trecho da Palavra de Deus? Ele satisfará os desejos do nosso coração; que coisa mais preciosa!

Muitos, agora, podem até dizer: “Nossa, senti um arrepio quando li/escutei essa palavra”. Mas se Ele disse que satisfaria os desejos do nosso coração, por quais razões muitas das coisas que pedimos a Deus não nos são dadas? Afinal, Jesus nos disse “Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á.” (Lucas 11:9-10). O que será que acontece, para que não recebamos muitas das coisas que pedimos?

Certa vez, assistindo a uma pregação do Pastor Silas Malafaia, o mesmo citou uma frase que ficou gravada em meu coração: “Utilizar um texto, sem analisar o contexto, é um pretexto para uma heresia”.

Nós, seres-humanos, temos a tendência de lermos e fixarmos em nosso coração apenas aquilo que nos agrada; gostamos de dar atenção a tudo o que nos dará benefícios, sem sacrifícios. Queremos sempre as coisas de forma fácil e rápida; procuramos por um deus fast-food, que nos sirva quando quisermos do jeito que queremos e de forma rápida. E se a entrega demorar, ou estiver fria, ainda temos a “cara-de-pau” de reclamar pelo “serviço mal-prestado”.

De fato Deus pode realizar os desejos do nosso coração. Mas, como disse o Pr. Silas, precisamos, antes de qualquer coisa, analisar todo o contexto do texto que estamos lendo. Se você reparar, apenas a parte ‘b’ do versículo de Salmos foi citada. E o que será que é dito na parte ‘a’ do versículo?

“Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração.” (Salmos 37:4).

Hum. Parece que estamos começando a descobrir alguns segredos, para fazer com que os nossos desejos sejam atendidos.

O salmista diz que devemos agradar ao Senhor. Mas, como podemos agradar ao Senhor? Como fazer com que o Senhor tenha prazer em nós?

Paulo escreveu: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6a).

Realmente, sem fé não temos como agradar a Deus. Sem fé, não podemos crer em um Deus invisível; não podemos crer que Ele morreu por nós há dois mil anos atrás. Sem fé, não podemos amar a Deus. Portanto, sem fé e sem amor, é impossível agradarmos a Deus.

Agradar a Deus consiste em amar a Ele acima de todas as coisas e amar ao nosso próximo, como a nós mesmos (Mateus 22:37-39). Agradar a Deus consiste em recebermos, da parte de Deus, o mesmo testemunho de Jó: “homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal.” (Jó 1:8b).

Vamos pegar o final deste trecho “b” de Jó 1:8 e entender o que significa “se desviar do mal”.

O mal é o oposto do bem; oposto daquilo que é bom. Se Deus é bom, logo, tudo aquilo que desagrada a Deus é ruim (mal). E o que desagrada a Deus? O pecado. Sendo assim, podemos concluir que “nos desviarmos do mal”, significa “nos desviarmos do pecado”. Mas como?

“Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” (Salmos 119:11).

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” (Salmos 119:105).

No livro de Salmos, capítulo 119, nos versículos 11 e 105, o salmista nos dá a “receita” para que possamos nos desviar do mal. Devemos amar a palavra de Deus de tal forma, que a guardamos em nosso coração, para não pecarmos contra Deus. É esta palavra que iluminará os nossos caminhos, durante as longas e escuras estradas da vida, que tentam fazer com que tropecemos em alguma pedra e caiamos. Quão grande e tremendo é o Nosso Deus! Ele nos guarda e nos livra de todo o mal.

Há um ditado popular muito interessante e verdadeiro, que diz: “Mente vazia, oficina do diabo”. Isso é totalmente verdade! Devemos meditar na palavra do Senhor de dia e de noite (Salmos 1:2), de forma que estaremos sempre próximos a Deus, com nossa mente e coração cheios do que realmente importa. Dessa forma, não damos espaço e lugar ao diabo e ao pecado.

Devemos em todo o tempo agradar ao Senhor e fazer com que o Seu nome seja louvado e engrandecido!

“pedis e não recebereis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.” (Tiago 4:3).

Tiago nos relata que, muitas vezes, o fato de não recebermos o que pedimos, é devido ao fato de que pedimos apenas para podermos nos esbanjar e crescer em nosso ego e status social. Erramos! Se o nome do Senhor não será engrandecido através daquilo que pedimos, será que devemos realmente pedir?

Agora, mais importante do que refletir sobre os nossos pedidos, devemos refletir se, de fato, tempos agradado ao Senhor, como devemos. Será que estamos realmente agradando ao Nosso Deus, o Nosso Senhor e Salvador?

“Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.” (I Coríntios 10:12).

Vamos agradar ao Senhor?

Um comentário:

  1. Dizer que amei é pouco para o que esse texto representou pra mim *-* Ele realmente falou muito cmg sabe...
    E realmente temos que primeiro buscar o Reino de Deus que Ele nos acrescentará as outras coisas *-----*
    MUUITO BEEM LUUIX (L)
    beeijo.

    ResponderExcluir