25 de agosto de 2010

Conhecimento Teológico vs. Sinceridade de Coração


Conhecimento teológico e sinceridade de coração. De um lado, a ciência que busca estudar as Escrituras Sagradas por onde Deus se faz conhecer, a fim de melhor compreender o Criador, Sua Palavra, Suas verdades e vontades para a criação. Do outro lado, o meio pelo o qual a criação pode chegar ao Criador, alegrando o Seu coração, obter perdão e revelações provenientes dEle. Porém, qual destes possui maior relevância, importância?

Uma característica que pode ser notada nos grandes homens mencionados nas Escrituras Sagradas é que estes possuíam sinceridade de coração, o desejo sincero de servir a Deus, agradando-O e realizando Suas vontades. Este é um pré-requisito do próprio Deus para com os Seus servos, como pode ser observado tanto no livro de I Reis, no quarto versículo do capítulo de número nove, quanto no livro de Hebreus, no versículo de número vinte e dois, do décimo capítulo.

Quanto à teologia, por se tratar de uma ciência, esta está totalmente comprometida com a busca de novas verdades. É de grande importância o seu estudo, pois através desta, sob direção do Espírito Santo de Deus, é que se têm compreendido grandes verdades acerca da criação e do Deus Criador, juntamente com Seus atributos e vontades.

Entretanto, cuidados devem ser tomados no estudo da teologia. Um teólogo jamais pode perder de vista a humildade: o conhecimento excessivo, sem humildade, é um pretexto para uma grande queda. Além disto, é imprescindível a inclinação espiritual do mesmo a Deus e à Sua Palavra. O estudo da teologia, sem observar os cuidados mencionados, pode ser fatal. A própria Palavra de Deus o diz, em II Coríntios, na parte “b” do verso seis, no capítulo de número três: “… porque a letra mata”.

Se de um lado o estudo científico, por si só, pode matar, do outro lado o mesmo pode acontecer por falta de conhecimento. O livro do profeta Oséias ensina, no sexto versículo, do quarto capítulo, que o povo de Deus é destruído por lhe faltar conhecimento. Sendo assim, pode-se concluir que de nada adianta servir a Deus e não conhecê-Lo.

A falta de conhecimento pode matar tanto quanto o conhecimento por si só. O estudo da teologia não pode e não deve ser considerado mais importante que a sinceridade de coração e a recíproca é verdadeira. Ambos dever ser trabalhados em conjunto e na mesma medida, juntamente com o direcionamento do Espírito Santo de Deus. Assim se obtém a sabedoria vinda do Altíssimo.

Um comentário:

  1. …ardiendo
    otoños
    de pasión.

    TE SIGO :


    Con todo
    mi corazón
    desde :


    HORAS ROTAS
    Y
    AULA DE PAZ

    prendidas
    ahora
    para compartir
    ya contigo .

    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE
    PARA MIM O VIVER É CRISTO!

    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER Y CHOCOLATE.

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir