8 de outubro de 2009

O Valor de um Sacrifício

"Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR!" (Salmos 122:1).

No livro dos Salmos, no capítulo de número 122 e versículo de número 1, podemos ver uma das afirmações mais belas, vindas do coração de uma pessoa: o prazer e a alegria em ir à casa de Deus.

Quão tremendo é poder ver o prazer que Davi tinha em ir à casa do Senhor; poder ver a alegria que ele possuia em seu coração, todas as vezes que adrentava no santuário do Senhor. Toda esta alegria, porque ele amava a Deus de todo o seu coração e acima de todas as coisas. Não é atoa que a palavra do Senhor nos afirma, em Atos 13:22, que Davi era um homem segundo o coração de Deus.

"E, tendo tirado a este, levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade." (Atos 13:22)

Davi tinha prazer em buscar a Deus acima de todas as coisas. Sentia alegria em seu coração ao ir à casa de Deus; não se sentia forçado. NÃO! Ele ia, pois amava a Deus de todo o seu coração e com toda a sua força.

Quão tremendo é poder ver pessoas que sentem prazer nas coisas de Deus, não? Pessoas que sentem prazer em buscar a Deus e em ir à igreja (a casa do Senhor). Quão precioso é poder estar no santuário do Senhor, buscando a Sua face; aprendendo mais da sua palavra e nos tornano mais íntimos dEle.

Mas, agora, responda para você mesmo as seguintes perguntas:

Você, de fato, tem prazer no Senhor e em buscá-Lo?
De fato, você se alegra ao ir à igreja; ou, simplesmente, você tem sido aquele que pensa "que tem que ir na igreja"? Sente-se impelido a ir, pois é dia de culto e você "vai, pois tem que ir"?

Será que você ainda é um cristão genuíno? Ou você tem se tornado um "fariseu"?

Você deve estar se perguntando agora o que eu estou querendo dizer, quando digo 'fariseu'. Um fariseu é um grande conhecedor e estudioso da palavra de Deus; segue cabalmente seus preceitos. Um fariseu é um grande religioso.

Vamos 'arrumar' a pergunta anterior: Será que você ainda é um cristão genuíno? Ou você tem se tornado um excelente religioso?

Ao ir à casa de Deus, você ainda sente alegria? Você ainda consegue se sentir altamente privilegiado por poder estar indo mais um dia na casa do Senhor, e desfrutar ao máximo da intimidade com Deus?

Ou será que você vai aos cultos, pois eles se tornaram uma rotina na sua vida? Você pensa que "tem que ir na igreja", ou pensa que "tem a oportunidade de ir à igreja"?

Note que há uma grande diferença entre estes pensamentos. Quando pensamos que temos a oportunidade de irmos à casa do nosso Deus, sentimos alegria; sabemos que vamos nos encontrar com Aquele que nos resgatou de uma vida de pecado e nos perdoou, nos salvou e nos transformou.

"E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." (II Coríntios 5:17).

Agora, quando pensamos que temos de ir ao culto, ou a algum evento da igreja, há um pesar neste pensamento. Não há mais o prazer; há apenas uma rotina, e rotinas são cansativas e pesarosas.

No livro dos Salmos, no capítulo 1, verso 2, encontramos o seguinte relato: "Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.".

Como podemos notar, a palavra "prazer" aparece novamente. Assim são os cristãos genuínos: eles não caem em uma rotina de religiosidade, fazendo as coisas por inércia. NÃO! Cristãos, que agradam ao coração de Deus, são como Davi: têm prazer na palavra do Senhor; O buscam acima de todas as coisas; anseiam por intimidade com Deus; e se alegram com o Pai.

Você ainda tem prazer em meditar na palavra do Senhor, e em conhecer as Suas preciosidades?

Vemos então que, para um cristão, a morte de Cristo realmente resultou em uma transformação de vida. O sacrifício do Senhor possui um grande valor na sua vida, de forma que tudo o que ele faz, é para simplesmente honrar e engrandecer o nome do Senhor!

"Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus." (I Coríntios 10:31).

Na vida de um cristão, o sacrifício de Jesus possui um valor inegociável e uma importância extrema. Um cristão honra a este sacrifício com o seu caráter, pensamentos e atitudes; diferentemente de um religioso.

Para um religioso, o sacrifício já não tem mais o valor de antes; isto, se ainda possui algum valor. Ele age por inércia, sem saber mais o porque faz as coisas, qual o seu sentido e qual o seu valor. O religioso vive sempre na "mesmisse"; não muda! Já não há mais sentido algum no sacrifício de Cristo, que é descirto em João 3:16.

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16).

Qual tem sido o sentido do sacrifício de Cristo na sua vida? Será que ainda há algum?

Nenhum comentário:

Postar um comentário