3 de outubro de 2009

Quem é você?

"E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho." (Marcos 10:46).

Há algum tempo, em um culto, o Pastor chamou a atenção para um detalhe que, geralmente, passamos desapercebidos neste texto de Marcos. Na maioria das pregações que escutamos a respeito deste texto, nos é falado, apenas, sobre a cura do cego Baritmeu. Porém, hoje, eu quero falar sobre este outro detalhe, referente à parte "a" do versículo acima.

Marcos, ao nos relatar a saída de Jesus de Jericó, tem o cuidado de nos mostrar que andavam com Jesus os discípulos e uma multidão.

Analisando esta parte do versículo escrito por Marcos, podemos ver que exitiam 2 tipos de seguidores de Cristo. Mas, em que eles se diferem? E melhor: no que eles se comparam a nós?

Vamos explicar melhor cada um destes grupos:
  1. Os discípulos andavam constantemente com Jesus, próximos a Ele. Eram íntimos do Senhor, no sentido de que o conheciam profundamente; tinham comunhão com Cristo e queriam sempre seguí-lo de perto. Por mais que Jesus andasse por diversos lugares diferentes, estavam sempre com Ele.
  2. A multidão também seguia Jesus, mas não em proximidade. Estavam sempre distantes, apenas em busca dos sinais e milagres que Jesus fazia. Não estavam de fato interessados em uma proximidade e intimidade; não queriam conhecer o Filho de Deus, na sua essência. E o mais interessante é que, a cada cidade que Jesus ia, ele falava para uma multidão diferente. Após verem sinais e receberem bençãos de Jesus, a multidão o deixava.
Mas, no que isso se aplica em nossas vidas?

Um cristão genuíno é um discípulo. É todo aquele que deseja seguir a Jesus, incansavelmente; e o melhor de tudo: em Sua intimidade!

Um cristão genuíno tem por característica principal amar a Deus por quem Ele é; não é alguém interesseiro e que some ao receber uma benção. NÃO! Não importa se uma benção chegará, ou não; importa viver com Cristo e refletir o caráter dEle na sua vida.

A palavra cristão significa pequenos Cristos. Significa ser uma pessoa que reflete Cristo em todas as suas atitudes; refletem o seu Senhor em seu caráter. Cristão é todo aquele que, ao ser olhado, não é visto como sendo ele mesmo; cristão é aquele que reflete a Luz do Senhor para este mundo, em todo o tempo.

Um cristão não está preocupado em "fazer negócios" com Deus; ele está preocupado em fazer a vontade de Deus acima de todas as coisas. Ele ama a Deus acima de tudo! Segue a Cristo em qualquer lugar e em qualquer instante da sua vida; nas vitórias, ou nas lutas, um cristão não deixa o seu Deus!

Multidão é todo aquele que diz ser cristão, mas o seu caráter e suas atitudes não refletem as atitudes e o caráter de Cristo. Pelo contrário, estão preocupados apenas em receber bençãos e ver milagres; depois disto, vão embora!

Não querem uma intimidade verdadeira com Cristo; uma multidão tem medo de intimidade. Afinal, o que as pessoas vão pensar a respeito delas? Como ficará o seu status social?

Multidão não se preocupa em conhecer a Deus. Vão à igreja, mas não possuem compromisso verdadeiro. Não seguem a Cristo, por onde quer que Ele vá. Não se preocupam em fazer a vontade do Pai, acima de todas as coisas.

Muitas vezes, achamos que somente o fato de irmos à igreja e levantarmos as mãos, ou darmos glórias a Deus, significa que somos íntimos de Deus. Ou, ainda mais: achamos que somos cristãos por tão pouco. Achamos até que somos discípulos, simplesmente por freqüentarmos a igreja todos os domingos. Mas, não se esqueça:

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." (Mateus 7:21).

O que você é: multidão, ou discípulo?

2 comentários:

  1. Irmão ! Que bênção esse texto !
    Concordo plenamente com você !
    Que a nossa geração, seja diferenciada. Pessoas intimas de Deus, nos minimos detalhes.
    Quero ser discipulo e não MUltidão. Grande Abraço e fica na graça

    ResponderExcluir